sexta-feira, 17 de julho de 2009

Truco

O Truco é, sem dúvida, o grande favorito dos jovens e universitários. Extremamente popular na América do Sul o truco na realidade tem origem européia, tendo sido introduzido na América durante o período de colonização do continente, principalmente por espanhóis e italianos.
Sua popularidade se dá principalmente pelo fato de ser um jogo simples e rápido, que não envolve apostas e valoriza muito o blefe. O mais comum é que joguem quatro pessoas divididas em duas duplas - que se enfrentam em diversas rodadas de três turnos para definir o resultado da partida -, mas algumas modalidades de Truco permitem que mais pessoas participem.

As regras do Truco podem parecer um pouco complicadas, ainda mais por variarem muito de região para região, mas a base sempre permanece a mesma.
O objetivo do jogo é ser o primeiro grupo a completar 12 pontos. O jogo é dividido em mãos que valem, inicialmente, 1 ponto. Para cada mão os jogadores recebem 3 cartas, e a mão é então dividida em três rodadas, vencendo a dupla que conseguir ganhar pelo menos duas rodadas.
Para o jogo é utilizado apenas um baralho e retiram-se todos os 8, 9,10 e curingas. Das cartas restantes, indo da carta de menor valor para a de maior valor, independente do naipe, restam: 4, 5, 6, 7, Q, J, K, A, 2 e 3. Preste atenção que esta é a ordem padrão das cartas, independendo do naipe, mas no início de cada mão se determina qual carta será a manilha, que é a carta que passa a ter o maior valor. No fim da distribuição das cartas uma carta é virada de cabeça para cima e a carta seguinte, observada a ordem, passa a ser considerada a manilha. A manilha passa a ser a carta mais valiosa do jogo, mais que o três inclusive.
Diferente das outras cartas, entre as manilhas há diferença de valor para cada naipe, sendo o mais forte o naipe de paus, seguido por copas, espadas e por último ouros. De acordo com o vocabulário do jogo os naipes são chamados, naquela mesma ordem: zap, escopeta, espadilha e pica fumo.
Durante o jogo, os jogadores têm a opção de pedir truco. Quando um jogador pede truco a outra dupla tem duas opções: aceitar, fazendo com que a mão passe a valer 3 pontos ao invés de 1, ou fugir, o que faz com que sua dupla perca imediatamente a mão. Também é possível, no lugar de aceitar, pedir 6, que funciona como um novo pedido de truco, mas a mão passa a valer 6 e não 3. As duplas podem seguir aumentando o valor da mão, intercaladamente, até o limite de 12 pontos.
No Truco as duplas não podem mostrar suas cartas, mas podem comunicá-las por sinal a seus parceiros. E em muitos lugares vale a regra de que, caso as duplas se ajudem verbalmente, elas perdem o ponto da mão.

A estratégia do Truco se assemelha à estratégia empregada em jogos como Blackjack ou Bacará, onde é necessário um estudo do oponente na tentativa de descobrir quais cartas ele realmente tem. No Blackjack, por exemplo, você deve tomar suas decisões baseadas na carta aberta do dealer e em qual deverá ser a sua outra carta para então decidir se quer mais uma carta ou se quer parar. Da mesma forma, no Truco você não tem conhecimento das cartas dos seus adversários, mas, de acordo com as cartas que foram jogadas em outras rodadas, você começa a ter uma noção de qual pode ser a estratégia do seu adversário e assim consegue descobrir quais são suas outras cartas.
Por ser jogado com um baralho só, o Truco favorece jogadores com boa memória e bom raciocínio matemático. Enquanto no mundo existem centenas de pessoas que se especializaram em jogar Blackjack contando cartas, e olhe que os cassinos usam vários baralhos simultaneamente, no Truco você só precisa lembrar quais foram as últimas cartas jogadas na mão e adicionar suas cartas e as cartas da sua dupla. Assim como no Blackjack, um jogador com estas qualidades e com paciência de aprender as regras se tornará um excelente jogador de Truco.