sexta-feira, 10 de abril de 2009

Gin Rummy - O Jogo

Após a distribuição, o adversário do dealer inicia o jogo descartando uma carta aberta e ficando com 10 cartas, como o dealer. Este, por sua vez, "compra" uma carta do monte. Descarta, a seguir colocando a carta aberta sobre a descartada anteriormente, cobrindo-a completamente. Quem quiser comprar a carta de descarte ficará somente com a última descartada. O jogo continua dessa forma, cada um comprando (do baralho ou o descarte) e descartando, até que alguém bata. Se ninguém bater até que restem duas cartas no monte, a rodada será anulada. O jogador, para bater e ganhar a rodada, pode fazer três tipos de jogos:
Batida com lenha - É aquela em que todas as cartas estão combinadas; isto é possível quando a soma das cartas não combinadas for igual ou menor que a "carta aberta" do segundo baralho. Por exemplo: o jogador tem 5, 6 e 7 de Paus; 9, 9,9; Ás de Paus, 2 de Ouros, 4 de Copas e dama de Copas. Se a carta aberta do baralho suplementar for um 8 e o jogador, indo ao baralho, comprar um outro Ás, descartará a Dama de Copas, ficando com oito pontos (Ás de Paus, Ás de Copas, 2 de Ouros e 4 de Copas), poderá bater. Descartará a sua carta fechada sobre a pilha e dirá "Oito!".
Gin - Batida com todas as cartas combinadas (10), menos a de descarte. Se além do 5, 6 e 7 de Paus e dos 9, 9, 9, ele ainda tivesse 8, 9, 10 e Valete de Ouros e descartasse a Dama de Copas, estaria batido com 10 cartas, na chamada batida sem lenha, ou seja, Gin.
Big Gin - É a batida sem descarte, conseguindo o jogador combinar as suas dez cartas e a da compra. Ainda no exemplo acima - 5, 6 e 7 de Paus, 9, 9, 9 e 8, 9, 10 e Valete de Ouros. Se o jogador comprasse o 8 de Paus, depois de ter passado batido com 10 cartas, poderia então bater com as onze, sem lenha e sem descarte. Para bater, o jogador deve abrir as suas cartas na mesa, separando os jogos e as lenhas ao lado. Nas batidas não combinadas, o total de pontos deve ser sempre anunciado. Se o limite de lenha for 9 e o jogador bater com 8, deverá anunciar: "Oito!".

As cartas têm os seguintes valores:
Figuras - 10 pontos
Ás - 1 ponto
10,9, ... , 2 - seus respectivos valores.
Quando o jogador bate, ganha a diferença de pontos entre a sua lenha e a do adversário. Por exemplo: o jogador que bate com 6 pontos de lenha, se o seu adversário tiver 10 pontos, ganhará os quatro pontos de diferença. O jogador que não bateu pode encaixar no jogo do adversário (que bateu) as cartas que combinem com as dele. Suponhamos que um dos jogadores terminou com: 4, 5, 6 de Copas; 8, 8, 8; 9, 10, Valete de Espadas e um Rei de lenha (a carta aberta era uma figura, permitindo portanto 10 pontos de lenha). O adversário tem as seguintes cartas: 10, 10, 10; 6, 7, 8, 9 de Paus; Dama de Espadas, 5 e 7 de Espadas. A Dama de Espadas pode ser encaixada na sequência do vencedor, sobrando o 5 e o 7 de Espadas (12 pontos). Na contagem de pontos ele perderá a diferença entre a sua lenha e a do ganhador, no caso apenas dois pontos, ou seja, a diferença entre 5+7 = 12 e o Rei = 10 pontos.
Existe no Gin Rummy um quarto e muito interessante tipo de batida, que permite surpreender o adversário que bateu. Trata-se da Rebatida. O jogador que não bateu consegue colocar quase todas ou todas as cartas não combinadas nos jogos do batedor, ficando com uma lenha menor que a dele. Exemplo: 4, 5, 6 de Copas; 3, 3, 3; 10, Valete e Dama de Ouros e Dama de Paus de lenha. O adversário tem 9, 9, 9; 7, 8, 9 de Ouros; 3 de Copas, 7 de Copas, Rei de Ouros e 5 de Espadas. Assim, sem ter batido, poderá colocar o 3 e o 7 de Copas e o Rei de Ouros, sobrando apenas o 5 de Espadas, que é menor que a Dama de Paus, lenha do adversário. Ganha assim a rodada com uma rebatida. Todas as batidas dão direito a um prémio. Quando a rebatida for sem lenha, isto é, quando o perdedor conseguir colocar todas as suas cartas de lenha no jogo do adversário, ou se simplesmente não tiver lenha, ela valerá como o Gin. A rebatida só existe quando o adversário bate com lenha. Caso contrário, mesmo que fosse possível ao adversário colocar todas as suas cartas, não valerá como rebatida

1 comentário:

  1. por muito que leia,continuo semp perceber nada destes jogos complicados,para mim é jogar ao peixinho e ta feito :P beijos

    ResponderEliminar