sexta-feira, 10 de abril de 2009

Gin Rummy - Regras

Jogam duas pessoas, com um baralho normal de 52 cartas, sem joker. Todos os naipes têm igual valor e as cartas decrescendo Rei ao Ás, que só vale após o dois.
Cada jogador tira uma carta e quem ficar com a maior será o dealer na primeira partida. A seguir, será sempre quem obtiver menor número de pontos na rodada anterior.
As cartas podem ser baralhadas por qualquer dos jogadores, mas o dealer terá sempre o direito de ser o último a fazê-lo, oferecendo depois o baralho para o corte do parceiro. As cartas são distribuídas uma a uma, 10 para o dealer, 11 para o adversário. As cartas restantes ficam empilhadas sobre a mesa, com a face para baixo. Um segundo baralho será então utilizado, com uma função muito importante, embora pequena. O dealer, após baralhá-lo, abre a carta superior, que será chamada "carta aberta" e indicará a lenha. Lenha é o limite de pontos das cartas não combinadas que o jogador tiver em mãos, por ocasião da batida. O segundo baralho é utilizado unicamente para esse fim e é preciso muito cuidado para não o misturar com o do jogo. Os jogadores, com as suas cartas, deverão construir trios (três cartas do mesmo valor), quadras (quatro cartas do mesmo valor) ou sequências (conjuntos de três ou mais cartas do mesmo naipe seguidas, 8,9 e 10 de Paus ou 2, 3 e 4 de Espadas, por exemplo). Os jogos devem ficar na mão até que o jogador possa bater, ou seja, que todas as cartas estejam combinadas em trios, quadras ou sequências.

Sem comentários:

Enviar um comentário