sábado, 21 de fevereiro de 2009

Psicologia e Poker - dicas

Neste artigo irei abordar um tema muito comum e importante no mundo do poker. A psicologia aplicada a um jogo de poker.
É muito comum nos dias de hoje ouvir algo do género: " Sim, estou um bocadinho nervoso, mas isto não irá afectar a minha forma de jogar poker".
Discordo disto porque defendo que sempre que o nervosismo nos atinja, ele irá afectar cada pensamento e decisão que tomamos durante um jogo de poker. O efeito mais visível de isto acontecer é quando vemos um jogador jogar todas as mãos de uma forma completamente desorientada. Este é o primeiro indício de que o jogador está nervoso, e quando isto acontece, aconselho vivamente a parar de jogar algumas mãos e a relaxar, isto claro se não lhe saírem mãos praticamente invencíveis ou muito boas. Aproveite para respirar fundo, abstraia-se do jogo, e quando se sentir mais calmo, aproveite mais algum tempo para analisar como jogam os outros jogadores.

As causas mais prováveis ao aparecimento do nervosismo num jogo de poker estão normalmente associadas a expectativas irreais, sejam elas de um jogo inteiro de poker ou de apenas uma mão de poker, por exemplo, quando temos uma excelente mão e chegamos ao fim e perdemos. Seja sempre realista quando joga, e lembre-se que não pode ganhar sempre, pois o factor sorte é muito grande quando se esta a jogar poker.
Outro factor que por vezes também nos provoca nervosismo é as atitudes de outros jogadores. Neste caso, se estiver a jogar poker on-line, existem várias salas que permitem fechar o chat. Faça-o quando sentir que o chat o está a distrair do jogo de poker, ou quando não está a gostar de determinados comentários de outros jogadores. Antecipe-se ás causas do nervosismo.Se sentir que não está a conseguir controlar o nervosismo mesmo depois de ter parado um pouco, pare imediatamente de jogar e vá passear um pouco e espere por outro dia. Lembre-se que se continuar a jogar nervoso é bastante provável que não consiga ganhar ,e como tal terá menos banca no dia seguinte.
Outro conselho bastante importante que gostaria de deixar aqui referido é o de não personalizar vinganças. Se porventura perdeu uma mão contra um jogador que o pôs nervoso, ou porque simplesmente fez bluff, não concentre as suas energias nessa pessoa. Lembre-se de ficar concentrado no jogo de poker.
Estes são alguns conselhos de como jogar poker e de psicologia aplicada ao poker. Não serão os únicos, mas tenha-os sempre em conta.

1 comentário: