domingo, 1 de março de 2009

Bridge - Como Começar

O jogo é uma batalha entre duas equipas, Norte-Sul contra Este-Oeste, ou você e o seu parceiro contra a dupla de oponentes.
Para jogar você precisa de um baralho de 52 cartas (os Jokers não fazem parte). São 4 grupos de 13 cartas representando um naipe (Espadas, Copas, Ouros e Paus). No jogo de Bridge os naipes obedecem uma hierarquia, sendo que as Espadas têm a maior hierarquia e Paus a menor.Cada naipe tem 13 cartas. O Ás é a carta maior e o Dois a carta menor: A K Q J 10 9 8 7 6 5 4 3 2.
Depois dos jogadores se sentarem, aquele que tirar a carta maior será o Dador. Ele baralha as cartas e o jogador que está à sua direita corta em dois montes, de modo a que o Dador inverta o monte de baixo para cima e comece a distribuir as cartas uma a uma, iniciando pelo jogador à sua esquerda, até que cada jogador tenha recebido 13 cartas.
Caso a formação das duplas não tenha nenhum outro critério, as duas cartas maiores tiradas podem formar uma dupla e as duas menores a outra dupla. Quem tirou a carta maior escolhe a cruzeta, Norte-Sul ou Este-Oeste. Muitas vezes joga-se revezando as duplas, de modo a que cada um jogue com os outros três de parceiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário