terça-feira, 3 de março de 2009

King - Regras do jogo

É um jogo para quatro pessoas.Usa-se um baralho de 52 cartas, que serão distribuídas totalmente, uma a uma. Como no Bridge, também é um jogo de vazas.
Vaza é o conjunto de quatro cartas, uma de cada jogador. Ganha a vaza quem jogar a carta mais alta do primeiro naipe jogado nessa rodada. São 13 as vazas possíveis em cada mão.
A hierarquia das cartas, em ordem decrescente, é:
- Ás, Rei, Dama, Valete, 10 ... até 2.
É um jogo individual e cada partida é composta por seis mãos ou jogadas negativas e quatro positivas.
A contagem dos pontos tem de ser feita num bloco com duas colunas para cada jogador, uma negativa e outra positiva. No final, a diferença entre as duas colunas indicará a posição de cada jogador em relação aos seus adversários. Quem tiver o melhor saldo positivo será o vencedor.
As seis mãos negativas (primeira parte do jogo) são:
- 1ª mão - Não fazer vazas - O jogador que distribui as cartas joga uma carta qualquer aberta. Todos os demais deverão servir aquele naipe, só podendo baldar uma carta de outro naipe qualquer se não possuir o naipe jogado. Quem ganhar uma vaza dará início à seguinte. No final, cada participante deverá contar e anunciar, para marcação, quantas vazas fez. Cada vaza vale 20 pontos negativos. Para efeito de conferência, o total desta jogada deve dar 260 pontos.
- 2ª mão - Não fazer Copas - O objectivo é não receber vazas que contenham carta ou cartas de Copas. Regra importante: é proibido iniciar uma vaza com carta de Copas, tendo qualquer outro naipe na mão. Quem não tiver condições de acompanhar o naipe jogado, poderá baldar Copas ou uma carta de qualquer outro naipe que considere mais perigoso. No final, contam-se as cartas de Copas recebidas por cada jogador. Cada carta de Copas vale 20 pontos negativos. O total de pontos da rodada é 260.
- 3ª mão - Não receber Reis e Valetes (homens) - O objectivo é não ganhar vazas que contenham Reis ou Valetes. Cada uma destas cartas vale 30 pontos negativos e o total de pontos da mão é 240.
- 4ª mão - Não fazer Damas (mulheres) - Quem ganhar vaza que contenha Dama, para cada uma perderá 50 pontos. O total da mão é de 200 pontos.
- 5ª mão - Não fazer o Rei de Copas - Quem receber o Rei de Copas numa vaza, perderá 160 pontos. Nenhum jogador poderá iniciar uma vaza com Copas, enquanto tiver carta de qualquer outro naipe. É obrigatório descartar o Rei de Copas na primeira oportunidade. Não se pode escolher a quem dar o Rei de Copas.
- 6ª mão - Não fazer as duas últimas vazas - O objectivo é não fazer as duas últimas vazas, como o próprio nome da jogada indica. Esta jogada custa 180 pontos negativos. Se as duas últimas forem divididas, uma para cada jogador, eles marcarão 90 pontos negativos cada um. O total de pontos negativos dos quatro jogadores deverá somar 1300.
Após as seis mãos negativas, serão jogadas quatro rodadas positivas. O objectivo é ganhar o maior número de vazas, cada uma representando 25 pontos positivos, a fim de descontar o prejuízo e ainda ganhar mais pontos.
Como são quatro mãos positivas, cada jogador terá a oportunidade de escolher o trunfo pelo menos uma vez. O distribuidor é chamado de "Beneficiado".
Trunfo - O distribuidor poderá escolher um naipe como trunfo. Qualquer carta de trunfo ganha a qualquer carta de outro naipe, mas só poderá ser jogada se for impossível acompanhar o naipe da vaza, ou se o naipe inicial da vaza for trunfo. Entre dois trunfos, ganhará o mais alto. Caso o naipe inicial da vaza seja trunfo, os jogadores seguintes são obrigados a cobrir a carta mais alta existente na mesa, se a possuírem.
Leilão - Nas quatro mãos positivas, cada jogador terá o direito de escolher o naipe de trunfo ou de aceitar ofertas dos adversários, vendendo o direito de marcar o trunfo, sem trunfo ou nulos (não fazer vazas). O pagamento é sempre feito em número de vazas e efectuar-se-á (caso o beneficiado tenha vendido o seu direito) no final da mão. Um lance terá de ser obrigatoriamente maior que o anterior. Por mais alta que seja a oferta, o beneficiado terá sempre o direito de decidir se aceita ou não. Durante o leilão os jogadores deverão mencionar apenas a quantidade de vazas que estão dispostos a pagar pelo direito de marcar o trunfo. O naipe só deverá ser mencionado se e após o beneficiado aceitar a oferta. No caso da oferta ser para nulos, tem de ser declarada com a oferta.
As equivalências entre nulos e positivos são as seguintes:
1 para nulos = 3 vazas para positivos
2 para nulos = 5 vazas para positivos
3 para nulos = 8 vazas para positivos
Se ninguém oferecer vaza ou se a oferta for de apenas uma vaza, o beneficiado poderá, sem qualquer outra consulta aos adversários, decidir que não tem interesse em cartear essa mão, marcará para si quatro vazas e três para cada um dos oponentes.
Após a distribuição das cartas, cada um dos três adversários deverá manifestar-se, na sua vez, no leilão. Se o segundo ou o terceiro a falar oferecer lance melhor que o do jogador que o antecedeu, este poderá oferecer o mesmo número de vazas, "pela mão", tendo prioridade. O jogador que passar inicialmente perderá o direito de falar.
Exemplo de leilão:
Jogadores A (distribuidor e beneficiado), B, C e D. O jogador B passa. C oferece duas vazas, D oferece três ou uma para nulos. C pode preferir e D só poderá falar para oferecer quatro ou mais para positivos ou duas ou três para nulos. Este leilão prossegue, até haver apenas uma oferta. O jogador A pode recusar, dizendo que é pouca a oferta, excepto se esta for de oito vazas para positivos, oferta que fica obrigado a aceitar. Se A não aceitar uma oferta superior a uma vaza, será obrigado a marcar trunfo, sem trunfo ou nulos.
O total de pontos positivos nas quatro rodadas é 1300.
A pontuação dos nulos é a seguinte:
0 vazas + 325 pontos;
1 vaza +250 pontos;
3 vazas + 100 pontos;
4 vazas + 25 pontos;
5 vazas – 50 pontos (negativos);
cada vaza seguinte adiciona 75 pontos negativos

11 comentários:

  1. Que saudade de jogar uma kingalhada...Belos tempos...Um dos melhores e mais completos jogos de cartas, é pana haver poucas pessoas minhas conhecidas que saibam jogar...

    ResponderEliminar
  2. Pergunto;se o jogador beneficiado marcar trunfo por não ter aceite qualquer vaza,pode ser ele o primeiro a jogar se sair com o As de trunfo?obrigado
    serrano rosa

    ResponderEliminar
  3. king...esse jogo é dos bons,e quem aprende a jogar,não quer saber de jogar outra coisa a não ser king,individual ,dupla e kingpiada!

    ResponderEliminar
  4. Sr. Serrano Rosa, em resposta ao seu comentário, sim, pode ser o primeiro a jogar se sair com o Ás de trunfo.

    ResponderEliminar
  5. eu gosto especialmente de cock :)

    ResponderEliminar
  6. falta a pontuação de 2 vasas, no caso de se ir para baixo, que é 175

    ResponderEliminar
  7. Alguem conhece algum site para jogar king a dinheiro?

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  8. boa tarde,
    com regularidade são organizados torneios de King por um conjunto de amigos do King de Lisboa e arredores, sendo que os Torneios também se realizam por esses lados.
    temos um, pequenos, blog com algumas informações http://jogodoking.blogspot.com/ ou se quiserem mais alguma ajuda informação sobre Torneios vasco.francisco@gmail.com.
    É sempre com prazer que recebemos novos jogadores.

    ResponderEliminar
  9. prezado maldonado. joguei king nesse final de semana e fiquei em dúvida com relação a uma regra. Quando estamos na jogada de fazer vazas, sou obrigado a cortar quando não tenho mais o naipe aberto, certo ? O parceiro seguinte deve, obrigatoriamente, cobrir o meu trunfo, certo ?

    Outra questão. Ainda estamos em VAZAS POSITIVAS. Eu abro com espadas, por exemplo. Todos os outros três adversários são OBRIGADOS a cobrir a minha carta, certo ?
    Eu jogo um oito de espadas, e o primeiro tem um 10 de espadas mas joga um 03 de espadas....Isso não pode, certo ? ele tem que cobrir, certo ?

    ResponderEliminar
  10. Gostava de ter informações sobre o king de dados, será que algué me pode ajudar?

    ResponderEliminar