segunda-feira, 2 de março de 2009

Bridge - Ordem dos Lances num LEILÃO

Evidentemente o LEILÃO não permite voltar lance e portanto se o oponente leiloou 1 , caso você tenha o naipe de Paus longo, não pode dar o lance de 1 , pois Paus é de hierarquia inferior e este lance em nível 1 foi coberto. Logo o seu lance deve ser 2 para competir em Paus. Caso o lance oponente fosse 1 você poderia dizer no mesmo nível, 1 ou 1st, pois Espadas e Sem Trunfos têm hierarquia superior a Copas.
Eis aqui um exemplo de LEILÃO:


Pedro, o Dador, iniciou o LEILÃO prometendo fazer 7 vazas se o Trunfo for Ouros. Maria, oponente de Pedro e de Paulo e parceira de Luiz, prometeu fazer 8 vazas se o Trunfo for Paus. Paulo, que tinha um naipe longo de Copas, prometeu fazer 8 vazas se o naipe de Trunfo for Copas. Luiz, que tinha poucas cartas altas, e não tinha muitas cartas de Paus, PASSOU, quer dizer não deu lance.
Pedro, parceiro de Paulo, tinha também boas cartas em Copas e como sabia que fazer 10 vazas em Copas dá um prémio adicional de bonificação em pontos, marcou 4 para que Paulo, carteando pela dupla, tentasse cumprir o contrato para ganhar o prémio. Perceba que o LEILÃO encerrou após 3 PASSOS seguidos.
A voz de DOBRO poderia ter sido feita pela dupla Maria-Luiz, caso achassem que o contrato de 10 vazas em Copas não seria cumprido, ou seja, que eles iriam fazer pelo menos 4 vazas. Num curso de LEILÃO, essas vozes de DOBRO duvidando são mais claramente explicadas e existe inclusive vozes de DOBRO que podem ter um sentido informativo após o início do LEILÃO.
Por exemplo, Maria, ao invés de dizer 2 que indica 5 ou 6 cartas de Paus, poderia ter dito DOBRO no sentido de dizer que tem 4 cartas em cada um dos outros naipes não falados. O seu parceiro Luiz poderia então marcar um naipe de 4 cartas, sabendo que a dupla teria juntos 8 cartas desse naipe e que portanto os oponentes teriam no máximo 5 cartas.

Sem comentários:

Enviar um comentário