domingo, 1 de março de 2009

Bridge - Vazas

O principal objectivo do Bridge é fazer "vazas". O Leilão é uma fase onde se tenta predizer quantas vazas cada cruzeta pode fazer. Portanto, o primeiro entendimento a ser feito é o que é a vaza.VAZA (ou TRICK em inglês) é um conjunto de 4 cartas, que através de uma regra de Bridge, determina quem vence a vaza e que, portanto, será o iniciador da próxima vaza, se ainda não for atingido o número de 13 vazas.
Regra 1: é obrigatório jogar uma carta do mesmo naipe do saidor da vaza.
Regra 2: caso um dos jogadores não possua nenhuma carta do naipe do saidor (ou naipe corrente), ele fica liberto para servir (baldar) qualquer carta.
Regra 3: caso o contrato seja em "naipe", e o naipe de trunfo definido em leilão seja de um naipe diferente da carta do naipe corrente da vaza, então, caso um jogador não tenha nenhuma carta do naipe corrente, se ele jogar qualquer outra carta do naipe de trunfo, esta irá ganhar à maior carta do naipe corrente da vaza (acto de cortar).
Regra 4: caso o jogador se equivoque (ou minta) e corte quando possui carta do naipe corrente, ele será depois enquadrado no acto de REVOKE, cuja penalidade atribuída pelo Juiz de Bridge (Director), poderá transferir duas vazas (ou mais) para a outra dupla.
Entendendo que existem 13 vazas em cada "mão de Bridge", durante a fase de CARTEIO, podemos tentar entender a fase de LEILÃO onde se relaciona VAZAS e LEILÃO.

Sem comentários:

Enviar um comentário