terça-feira, 3 de março de 2009

Sueca

A SUECA é um jogo que é jogado com quatro pessoas e aos pares( dois contra dois), estando os jogadores da mesma equipa sentados frente a frente.
A SUECA joga-se comum baralho normal, mas retiram-se todos os 10s, 9s e 8s, fazendo então um baralho de quarenta cartas.
Na SUECA existem cartas de valor e cartas sem valor( chamada a palha).
* Com valor temos: Os Ás, as Biscas(7s), os Reis, os Valetes e as Damas.
* Sem valor temos: As Senas (6s), as Quinas(5s), as Quadras(4s), os Ternos(3s) e os Duques(2s). Os Valor das cartas são:
* Ás- 11;
* Bisca- 10;
* Rei- 4;
* Valete- 3;
* Dama- 2;
Todas as outras cartas não tem qualquer valor.
Joga-se no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio. A 1ª pessoa que baralha é escolhida aleatoriamente. A pessoa que baralhou passa, então, as cartas para o parceiro para cortar o baralho. Este passa as cartas à sua direita, que será a pessoa que distribuirá as cartas. O distribuidor escolhe o trunfe ( é o naipe da carta virada ), de uma das duas formas:
1. Se tirar a última carta do baralho e revelar o trunfo, ele dá 10 cartas de uma vez ao jogador à sua esquerda, e continua distribuindo no sentido contrário dos ponteiros do relógio.
2. Se o distribuidor escolher virar a primeira carta do baralho, tira nove cartas para ele (1+9=10), e distribui no sentido horário 10 cartas a cada jogador.
O jogador que está à direita de quem deu as cartas começa a jogar. Os outros jogadores devem seguir o naipe (assistir ao Naipe) jogado pelo primeiro jogador. O jogador que não tiver cartas para assistir ao naipe puxado, pode jogar cartas de qualquer outro naipe, incluindo o trunfo. Ganha a rodada o trunfo mais alto ou se não houver trunfos na mesa , a carta mais alta do Naipe do 1º jogador que jogou.
O jogador que ganhou puxa o próximo naipe.
Se algum jogador mentir sobre a ausência de algum naipe na sua mão, e for visto, ele estará "renunciando" ao jogo. Então a dupla oponente ganha 4 jogos automaticamente. Nenhum sinal é permitido entre os parceiros, audível, pelo menos, mas toda a gente faz pequenos sinais com as cartas, o que não é permitido.
O objectivo do jogo é ganhar mais cartas que tenham pontos.
A que tiver ao fim da partida mais de 60 dos pontos totais, ganha 1 ponto.
Se uma equipa conseguir mais de 90 pontos, ganhará 2 pontos.
Se uma equipa conseguir os 120 pontos em jogo, essa equipa ganhará 4 pontos.
Se houver um empate, nenhumas das equipas ganha pontos.

Sem comentários:

Enviar um comentário