domingo, 1 de março de 2009

Bridge - O Leilão

No LEILÃO os lances são feitos de forma verbal e devem ter sempre a mesma entoação de voz.
Você contrata (se for obrigado a fazer) o número de vazas correspondente ao maior lance de LEILÃO. É o Dador das cartas que dá o primeiro lance de LEILÃO, ou diz PASSO, abstendo-se de fazer o lance.
Qualquer jogador pode dar um lance no LEILÃO e este termina após um lance ser dado e os outros três jogadores falarem PASSO, abstendo-se de competir no Leilão. Caso ninguém dê lance no Leilão, a mão é denominada de passada e não é carteada (não é jogada).
Dar um lance significa que você, em nome da sua dupla, obriga-se a fazer o número de vazas que o seu lance indica. O número mínimo de vazas para se obrigar a fazer são 7, e o número de vazas máximo, obviamente, é de 13 vazas (todas). No entanto, não se diz "Obrigo-me a Fazer 7 Vazas", ou "Obrigo-me em Nome da Dupla a Fazer 10 Vazas", por convenção diz-se 1 para significar 7 vazas e diz-se 7 para significar 13 vazas. Para se obrigar a fazer 10 vazas, basta dizer 4. Portanto você pode dar qualquer lance de 1 a 7 que isso significa somar mais 6 vazas ao lance mencionado.
Os lances seguem sempre o sentido horário, e quando você dá o lance é preciso dizer um naipe ou dizer Sem Trunfos, que se considera de maior hierarquia entre os naipes. Quando se leiloa um contrato Sem Trunfos não se permite cortar vazas e aplica-se mais quando o interessado tem 3 cartas em todos os naipes e ausência de naipe longo.
Os lances possíveis de Leilão são:

Durante o LEILÃO cada jogador deve falar na sua vez, e pode dar um lance ou dizer PASSO. Além disso, o jogador pode dizer DOBRO para um lance feito pelo oponente e este pode dizer REDOBRO. Dizer DOBRO significa duvidar que o contrato seja cumprido, mas se for cumprido os pontos referentes serão computados em dobro. Porém, se o contrato não for cumprido, as multas serão computadas em dobro.
Quando você dá um lance em naipe é porque você e o seu parceiro devem ter bastantes cartas nesse naipe, 8 ou mais cartas, e, consequentemente, os oponentes têm poucas, 5 ou menos. A grande vantagem de dar lance no naipe longo, para propor que ele seja o naipe de Trunfo, é que você, ou o seu parceiro, estarão curtos em outros naipes e, portanto, poderão usar a propriedade de fazer a vaza, cortando com uma carta de Trunfo, quando não tiverem mais carta do naipe corrente (que está a ser jogado), e que você seria obrigado a servir (ou seguir) se tivesse cartas nesse naipe.
Desta forma o LEILÃO é geralmente uma disputa para que o naipe onde você e o seu parceiro tenham juntos um grande número de cartas, seja o naipe Trunfo. Por exemplo, se houver uma convenção, entre você e o seu parceiro, na qual ele só irá dar um lance inicial de fazer 7 vazas em Espadas, caso tenho 5 cartas ou mais cartas nesse naipe, e se você, por coincidência, tiver também 5 cartas no naipe de Espadas, fica claro para si que a sua dupla possui ao todo 10 ou mais cartas nesse naipe. Logo, Espadas para vocês é o naipe ideal para ser o naipe de Trunfo. Porém, se você tiver somente 1 cartas nesse naipe, provavelmente os adversários terão 6 ou 7 cartas em Espadas, logo você pode propor um outro naipe ao seu parceiro, que rapidamente entenderá que você não tem o naipe dele, mas que tem 5 ou mais cartas desse outro naipe.
Quando você e o seu parceiro possuem muitos Ases, Reis e Damas em todos os naipes, que são estatisticamente as cartas que mais fazem vazas, e não possuírem um naipe longo de 5 ou 6 cartas, tende a ser mais interessante cartear sem que haja um naipe de Trunfo definido, ou seja, é mais seguro cartear em Sem Trunfos (ST).
Nas mãos que você tem 4 cartas de um naipe e seu parceiro tem no máximo 3 cartas nele, ou vice-versa, de modo a que os dois não possuam nenhum naipe oitavo ou nono juntos, é muito comum o contrato final ser em Sem Trunfos.
DICA: Certas estatísticas apontam que para que uma dupla que tenha a metade dos Ases, Reis e Damas do baralho, basta ter junto um naipe de 8 cartas (4-4, 5-3, 6-2, 7-1) para ser um bom contrato tentar fazer 8 vazas com esse naipe de trunfo; basta ter junto um naipe de 9 cartas (5-4, 6-3, 7-2, 8-1) para ser um bom contrato tentar fazer 9 vazas com esse naipe de trunfo; basta ter junto um naipe de 10 cartas (5-5, 6-4, 7-3, 8-2) para ser um bom contrato tentar fazer 10 vazas com esse naipe de trunfo.

Sem comentários:

Enviar um comentário