sábado, 14 de março de 2009

Olho

Preferido pelas camadas mais jovens, este é um jogo cujo nome original é "Olho do Cú", mas conhecido apenas por "olho", devido ao seu nome nem sempre ser bem aceite.
Tenho de confessar que este post é colocado aqui a pedido do meu colega Bessa, que nutre uma enorme paixão por este jogo.

As regras são muito simples. Joga-se com as 52 cartas do baralho, em que a carta mais alta é o 2, a mais baixa o 3, e o valor das cartas aumenta sucessivamente, como descrito na sequência seguinte, da menor para a maior: 3,4,5,6,7,8,9,10,V,D,R,A,2.
No jogo existem "cargos", o Presidente, o Vice-Presidente, o Vice-olho e o Olho.
No 1ª jogo, não há cargos definidos, só no final se verá quem ocupa cada cargo. O vencedor será o Presidente, a pessoa que ficar em 2º lugar será o Vice-Presidente, o penúltimo será o Vice-olho e o último a acabar será o Olho.
Normalmente é um jogo para 4 pessoas, mas podem jogar mais, sendo que os cargos se mantêm inalterados, e quem acabar entre o 2º lugar e o penúltimo não terá cargo.
As cartas são dadas uma a uma, de modo a que no fim todos tenham o mesmo número de cartas (13 para 4 jogadores). Começa o Presidente, seguindo depois no sentido dos ponteiros do relógio. No 1º jogo, é tirado à sorte quem começa, visto não existir ainda Presidente.
No início de cada jogo, a partir do 2º, o Olho tem de dar as suas 2 melhores cartas ao Presidente, recebendo em troca 2 cartas à escolha do Presidente. O Vice-olho tem de dar a sua melhor carta ao Vice-Presidente, recebendo deste uma carta a escolha.
O jogo é jogado por ordem crescente, ou seja, o 1º jogador coloca uma carta na mesa, o jogador seguinte tem de colocar uma mais alta, ou no caso de não ter, passa ao jogador a seguir, e assim sucessivamente. Ganha o jogador que colocar uma carta e que nenhum dos outros jogadores consiga colocar uma mais alta. É depois esse jogador a iniciar a jogada seguinte.
As jogadas podem ser de carta única, de pares, de triplas ou de quadrúplas, sendo que os jogadores devem sempre colocar por cima, respeitando o número de cartas colocadas na 1ª jogada.
Exemplo de uma jogada de carta única:
- 4 Jogadores: Luis, Vitorino, João e Miguel. Luís, que é o Presidente, arranca com um 3. Vitorino coloca um 4, João coloca um 7, Miguel coloca um 10, Luís passa, Vitorino coloca uma Dama, João coloca um Ás, e os restantes jogadores passam. João ganha essa jogada e arranca a jogada seguinte.

Exemplo de uma jogada de duplas:
(Os mesmos jogadores): João arranca com uma dupla de quatros, Miguel coloca uma dupla de setes, Luis coloca uma dupla de Valetes e Vitorino uma dupla de duques. Ganha o Vitorino porque colocou as cartas mais altas.
Numa jogada de triplas e quádruplas, as regras são as mesmas das duplas.

20 comentários:

  1. Este jogo é muito divertido , eu gosto de jogar
    .

    Como fazer o download???

    ResponderEliminar
  2. O olho é que começa a jogar e não o presidente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tipo é socomeçar quem tiver o 3n de paus

      Eliminar
    2. Na primeira ronda começa quem tem o 3 de paus a partir daí é sempre o olho a começar, assim é que é

      Eliminar
  3. Se um jogador passa nao pode voltar a jogar na mesma rodada?
    Por exemplo o Luis passa ao 10 do Miguel, mas depois decide jogar o 2 por cima do As do João, pode?

    ResponderEliminar
  4. O jogador pode passar uma ou mais vezes e depois jogar por cima, mas normalmente quando passa é porque já não possui carta mais alta do que a jogada anteriormente.

    ResponderEliminar
  5. e o joker que corta tudo, quer uma carta quer duplas, triplas e quadruplas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ya não é assim que eu jogo como eu jogo o joker é a mais alta e corta tudo a seguir o valete que corta tudo menos jokers e dps o 2

      Eliminar
  6. mas ainda á o secretário!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não á o neutro que é aquele que fica no meio do penultimo e do segundo

      Eliminar
  7. Obrigada! Andavamos aqui as aranhas na Suiça para uma jogatana, mas os gajos aqui nao pescam nada disto!

    ResponderEliminar
  8. nao a esse jogo online ou assim?

    ResponderEliminar
  9. Obrigada! Já não me lembrava de como se jogava mas sabia que era um jogo superdivertido... Agora se me esquecer outra vez já sei onde devo vir!

    ResponderEliminar
  10. entao ganha quem tiver mais cartas certo ?

    ResponderEliminar