segunda-feira, 2 de março de 2009

Bridge - Contagem dos pontos

A segunda principal ideia do Bridge é a contagem de pontos e os bónus ou prémios que se ganha em determinados contratos.
Contagem dos pontos vazas após a sexta vaza contratada:
- cada vaza em naipe pobre vale 20 pontos;
- cada vaza em naipe rico vale 30 pontos;
- jogando em Sem Trunfos, a primeira vaza vale 40 pontos e as demais 30 pontos.
Nota: se no leilão o número de vazas contratados atingir 100 ou mais pontos, então isso dá à dupla contratante um prémio, denominada de GAME, caso o contrato seja cumprido, porém se o número de vazas contratadas não atingir 100 pontos, mesmo que se faça mais vazas que somadas resultem em 100 pontos, não haverá o prémio de GAME, e apenas um prémio menor, denominado de PARCIAL, dado ao contrato feito.
Contagem dos pontos de parcial => a cada contrato parcial cumprido deve-se somar o valor de 50 pontos de prémio de parcial + o valor de cada vaza após a sexta (as seis primeiras não são somadas).
No caso do contrato que atinge 100 pontos, deve-se somar aos pontos das vazas ao prémio de:
- Game não vulnerável dá um prémio de 300 pontos;
- Game vulnerável dá um prémio de 500 pontos;
Em contratos que se atinge 12 ou 13 vazas há, além do prémio de game, um prémio de:
- Pequeno Slam, para 12 vazas contratadas e feitas, no valor de 500 pontos (nãoVul) e 750 (Vul);
- Grande Slam, para 13 vazas contratadas e feitas, no valor de 1000 pontos (nãoVul) e 1500 (Vul).
O significado de Vulnerável ou Não Vulnerável advém de uma melhor de três de game, ou seja, no início ninguém é vulnerável, após uma dupla fazer um game torna-se vulnerável. Se a mesma dupla fizer outro game, o placar da melhor de três é 2 a zero, porém, se a outra dupla fizer o game, o placar fica 1 a 1 e ocorre uma negra para decidir quem vence por 2 a 1.
Ou seja, 4 situações podem ocorrer N-S e E-O não Vulnerável, N-S e E-O Vulnerável, N-S Vul e E-O nVul, finalmente N-S nVul e E-O Vul.
Terminada uma melhor de três troca-se de parceiro.
Nota: quando não se cumpre o contrato, existe uma multa de 50 pontos por vaza nVul e 100 pontos por vaza Vul, portanto, ao invés de se ganhar os prémios, perde-se na multa. Além disso, se o contrato for dobrado, a multa é dobrada, e segue uma tabela.
Existem métodos de LEILÃO que permitem que você e o seu parceiro façam uma avaliação mais precisa das mãos e possam aproximar-se ou atingir os contratos mais adequados. Para tal, você,e o seu parceiro precisam de estudar um Sistema de Leilão comum.

Sem comentários:

Enviar um comentário